Cosan Venus 15K São Paulo reúne mais de 8 mil mulheres nas ruas da capital
A Cosan Venus, uma das maiores corridas femininas da América do Sul, celebrou neste domingo (1º) sua 12ª edição pelas ruas da cidade de São Paulo. Mulheres de várias idades, profissões e com histórias de vida diferentes escolheram entre as distâncias de 5K, 10K e 15K para se desafiarem em um evento cheio de experiências, tanto para as corredoras iniciantes quanto para as veteranas.
Estreando nos 15K Venus, Ana Laura Sannomiya, 28, vibrou com a energia feminina do início ao fim.
“Todas nós somos fortes e podemos ser o que quisermos, o evento encoraja isso. Vemos meninas, mulheres, senhoras, todos o biotipos, é incrível ver quão democrático é a corrida. Toda a estrutura também faz a diferença, nos encorajando a ir ainda mais longe”
A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e o site RunRepeat divulgaram em julho deste ano o primeiro mapa global da corrida recreativa, o “State of Running”, que analisou 107,9 milhões de resultados, de 70 mil eventos realizados em 193 países entre 1986 e 2018. Os dados mostraram que, pela primeira vez, o número de mulheres amadoras inscritas em eventos de corrida de rua superou o de homens.
Em 1986, apenas 20% dos corredores eram mulheres. Em 2018, esse percentual saltou para 50,24%. A pesquisa mostrou, ainda, que elas estão quatro minutos mais rápidas desde 2001. O Brasil faz parte dessa histórica mudança, registrando aumento anual de 20% no número de corredoras em provas.

Aline Fernandes
A analista de planejamento Aline Fernandes, 30 anos, é atleta da Fábio Ornelas Treinamento Esportivo há cerca de um ano e correu os 10K como parte da preparação para uma meia maratona em outubro. No fim da prova estava orgulhosa por compartilhar o asfalto com miulhares de mulheres.
“Este mês completo um ano de assessoria. Cheguei não conseguindo correr 5k. Mês passado fiz 18k e ontem na Vênus, corri 10k como parte do treinamento para meia maratona em outubro. Achei a prova bem diferente por toda estrutura e o quanto foi pensado em nós mulheres. A principal diferença foi perceber a força que nós temos. Foram oito mil mulheres correndo! Deu orgulho!”.
A CEO da Iguana Sports, Eliane Verderio, vibrou junto com as atletas.
“Desde 2008, cerca de 150 mil corredoras já cruzaram a linha de chegada das provas Venus. Estamos muito felizes que milhares de mulheres iniciaram hoje a história na corrida com os 5K, enquanto outras desbravaram os limites dos 15K”.
Apaixonada por provas femininas, Cristiane Miranda, 40, já participou de quatro edições do evento. “Desde que comecei a correr participo da Cosan Venus. Além de ser uma prova muito querida, é um verdadeiro encontro de mulheres em busca dos mesmos ideais: qualidade de vida e superação. Corrida é amor, é um vício bom e nos dedicamos muito para esse momento, agora é hora de confraternizar”.
Além do percurso, que teve largada e chegada no Jockey Club de São Paulo, todas as inscritas puderam aproveitar, como uma forma de celebrar a força feminina, aulas de dança, massagem, serviços de beleza, degustações de produtos e novidades da moda fitness, entre outras diversas ativações.
As inscrições para a Cosan Venus 15K SP 2020 serão abertas nesta quinta (05.09).
As primeiras três colocadas de cada distância receberam itens de vestuário running da Iguana Store.
Confira as corredoras que subiram ao pódio em cada distância:
5K
1 – Najara Louzada – 19:54
2 – Priscilla Pradines – 20:11
3 – Taina Barbosa – 21:46
10K
1 – Erika Costa – 41:47
2 – Natalia Silva – 43:16
3 – Varinia Ferrero – 43:19
15K
1 – Joice Santos – 58:48
2 – Jéssica Levadinha – 1:05:14
3 – Moniqui Agnes – 1:50:40
SERVIÇO
Site: www.iguanasports.com.br